quinta-feira, 8 de março de 2018

SÓFIA uma Cidade que SURPREENDE!

Ola, hoje venho falar de uma cidade que tem o meu nome ;) : 

Sofia, é a Capital da Bulgária, um país que sempre foi muito discriminado e que é uma agradável surpresa aos que a visitam.
IGREJA SANTA SOFIA


Sofia fica localizada numa planície no oeste da Bulgária, muito perto do monte Vitosha que tem 2290 metros de altitude! Sofia é uma das cidades mais antigas da Europa, mas o seu nome original era Serdica. O nome sofreu algumas alterações ao longo dos anos e só a partir de 1376 passou a ser Sofia (e ainda bem, porque eu adoro ter o nome de uma Cidade ihih), e que significa sabedoria. ;) Durante cerca de 5 séculos os otomanos “comandavam” a cidade. Depois desse período, Sofia tornou-se a capital da Bulgária, isto em 1879 e atualmente é a maior cidade do país, e tem quase 2 milhões de habitantes. Mas quando aconteceu  a Segunda Guerra Mundial a cidade ficou praticamente destruída e teve de ser reconstruida.

Sofia foi declarada independente só em 1989 porque foi quando se deu o fim da União Soviética.
Sofia-Bulgária
Pode-se dizer que a cidade Sofia é uma cidade “barata” (o que é muito bom não acha?) e tem muitas atrações turísticas, concentradas na baixa da cidade que podem ser visitadas quase todas a pé, muitas delas originárias do tempo do comunismo e outras com cariz religioso.
A Praça Nezavisimost é um exemplo de como a religião está muito presente na cidade, pois tem quatro locais de religiões diferentes: a Sinagoga, a Mesquita, a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica. Nesta praça existe uma estátua de SANTA SOFIA feita de bronze e cobre ( e que estátua tão bonita!!!) que substituiu uma antiga Estátua de Lenine.
ESTÁTUA DE SANTA SOFIA
Igreja de Santa Sofia é a mais antiga da cidade e homenageia a sua santa padroeira. Foi construída no século VI e foi utilizada como mesquita até ao século XIX. Para a comunidade russa existe também  a Igreja de São Nicolau construída entre 1912 e 1914 sobre as ruínas da mesquita Saray. A maior igreja católica da cidade é a Catedral de São José, com capacidade para 350 pessoas, e contém uma torre com quatro sinos, infelizmente durante a Segunda Guerra Mundial foi bombardeada mas ao longo dos anos foi recuperada.
A sua aparência é menos vistosa, comparativamente com os outros locais religiosos de Sofia, mas aconselho a conhecerem.
CATEDRAL SAO JOSE (BULGARIA_SOFIA)
Outras zonas que a meu ver merecem ser visitaras são por exemplo: o Teatro Nacional Ivan Vazov, dedicado a um dos maiores escritores. Para visitar o túmulo de Ivan Vazov é preciso ir até ao jardim da Igreja de Santa Sofia.
TEATRO NACIONAL IVAN VAZOV
Na cidade Sofia, existe uma rua “com zona de peões” onde há muitas lojas baratas e de luxo, restaurantes e muitas pessoas a passear, chama-se rua Vitosha, que é o nome da montanha que rodeia a cidade. 

RUA VITOSHA



Acho que são boas sugestões para ver e apreciar na Capital da Bulgária!





Espero tenha gostado deste post
Beijinhos e boas viagens! 




2 comentários:

  1. Gostava imenso de visitar esta cidade!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/03/ootd73-army-green-ruffles.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Beatriz (nome da minha filha 😉ihih), obrigada pelo comentário! Cidade linda e surpreendente! 😀 beijinhos e sucesso 👍👍

      Eliminar