TRANSLATE

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Alto Minho - Conhecer Portugal - Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez é uma lindíssima vila, sede de concelho, do Alto Minho, rodeada de natureza verdejante e banhada pelo bonito Rio Vez, está inserida no único Parque Nacional do País: o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Vejam o vídeo abaixo, e fique deslumbrado...


Com ocupação humana desde os tempos pré-históricos, como o testemunham os diversos achados arqueológicos de espaços funerários pré-históricos, destacando-se o Núcleo Megalítico do Mezio, que vale bem a pena conhecer.

Arcos de Valdevez, para além de toda a sua beleza natural, é também uma terra cheia de história, onde, segundo reza a tradição, se encontraram os tropas de Afonso VII de Leão e de D. Afonso Henriques, em 1140, dando origem à consagração do reino Português, por isso a célebre frase : Aqui Portugal se fez! rezando a lenda que no combate se deu uma carnificina tal que horas passadas do combate ainda o Rio Vez levava, até ao Rio Lima, sangue em vez de água.


A terra é visivelmente fértil e a vila é encantadora, com as suas ruas, suas 7 igrejas, assim, como a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1767, em estilo barroco, e a bonita Igreja Matriz.
A não perder é o antigo Campo da Feira, desde 1456, à beira rio, proporcionando bonitas paisagens e paz de espírito.
A Gastronomia da região é tipicamente minhota, e sinónimo de apetitosa, destacando-se o tradicional cozido à Portuguesa e a vitela assada. Arcos de Valdevez é um município com cerca  de 50 paróquias que estão localizados no coração do Alto minho.

Uma das imagens marcantes da vila, é a Ponte Romana que atravessa o Rio Vez. Mas Esta não é a primeira ponte a ser construída para unir as duas margens da vila mas, neste momento é a mais antiga. Houve, em tempos, uma ponte de origem medieval, construída (julga-se) que entre os séculos XII e XIII mas que foi entretanto demolida.A atual foi construída no século XIX. Iniciada em 1876 e concluída em 1880. Apesar de muito mais recente, ela tem o mesmo estilo da velha ponte medieval, o que faz com que pareça mais velha do que é na realidade. O tabuleiro está assente em 4 arcos de volta perfeita, que refletidos na água a imagem fica deslumbrante.

É, sem dúvida, um lugar de visita obrigatória se estiver a pensar ir  de viagem pelo Minho.

Não se esqueça da máquina fotográfica. A natureza surpreende-nos sempre com imagens que valem a pena captar !

Arcos de Valdevez, é a minha terra, e tenho maior orgulho de ser Arcuense.

Espero que gostem tanto de Arcos de Valdevez como eu!

beijinhos e Boas viagens


16 comentários:

  1. Ai que lugar mais lindo, amo locais assim cheios de histórias ♥ Já entrou pra minha listinha de lugares pra conhecer kkk Adorei o vídeo...muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafaela é lindo mesmo, e sente-se no ar o cheiro da Natureza, para além das Paisagens, as pessoas são muito espontâneas é muito acolhedoras!
      Em Agosto é festa todos os Dias!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que lugar lindoooooooo ,gostei ,sempre ouço falar bem de portugal,queria conhecer ,pois ,pelas imagens no seu blog ,fiquei bem contente ,de saber que existem muitos lugares bonitos que não conhecemos ,e que vale a pena conhecer !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Mayra,
      Normalmente para quem não conhece Portugal, quando se fala neste País pequenino, vem a ideia Lisboa e Porto! Mas Portugal tem muito mais para se conhecer! E a zona do Norte, alto Minho é sem duvida das Regiões mais Bonitas de Portugal
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei o post e o lugar, já entrou pra lista dos lugares que irei visitar um dia, bjs


    http://missdiva.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Priscila,
      Visita sim, vais adorar conhecer tenho certeza!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que lugar lindo!! Tenho muita vontade de conhecer Portugal, até porque eu tenho descendente rs.. É muito bom viajar ne!? Muito bom conhecer outras culturas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ingrid, Muito bom mesmo!
      Faz-nos crescer em conhecimento, sabedoria!
      Viajar é um investimento para a VIDA!
      Portugal é um país pequeno em tamanho geográfico, mas tem de tudo! Mar, serras, neve, calor, zonas mais desérticas, outras mais florestais, tem história, tradições que fascinam a qualquer um... venha conhecer Portugal! Vai adorar!
      ;) beijinhos

      Eliminar
  5. lugar lindo, maravilhoso, parabens por esse post super completo

    ResponderEliminar
  6. Achei lindo no final voce dizer que é sua cidade ♥ que amor *-* e seu jeito de escrever é bem Portugues Brasileiro.

    ResponderEliminar
  7. Nossa que lidar lindo. As fotos são convidativas. Amo viajar e certamente Portugal esta na minha lista de desejos. Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já obrigada Brenda!
      Visite Portugal quando tiver oportunidade e tempo Vai adorar!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. É simplesmente maravilhoso! Adoro! Que país lindo que temos :)

    Beijinhos e bom fim de semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Carla, nosso País tem tudo, pequenino mas cheio de Maravilhas 🔝🔝🔝🇵🇹 Beijinhos 💋💋💋

      Eliminar