TRANSLATE

quarta-feira, 17 de maio de 2017

MÁLAGA a Cidade de "Picasso"

Olá,
e que tal a próxima viagem ser a MÁLAGA-Espanha?? 


Eu confesso, está dentro dos meus planos! Aliás, adoro Espanha, desde o calor humano, a Alegria de nostros hermanos! ;) da cultura! Tudo... e como eu gosto de falar do que eu já conheço ou quero muito conhecer, hoje decidi falar sobre esta linda cidade Espanhola!
Málaga, o lugar do nascimento do grandioso pintor Pablo Picasso, é uma cidade cosmopolita, com muitas coisas para descobrir.
Cidade portuária, com bairros típicos, avenidas espaçosas e com bastante movimento, museus muito interessantes e monumentos imponentes, assim como  Alcazaba ou a surpreendente mistura de estilos da catedral, tudo emoldurado por um imenso Mar azul, e a respirar a alegria já bem conhecida do Sul da Espanha.


Málaga é a grande cidade do Sul da Espanha, um dos destinos turísticos mais importantes da Europa.



Como referi no início deste Post, é a terra Natal do famoso pintor Pablo Picasso, cidade lindíssima e repleta de maravilhas, que fica situada numa bonita baía a sul de Andaluzia. Abençoada por um sol que brilha quase sempre e por uma qualidade de luz espetacular, é uma cidade com avenidas amplas, com muitas palmeiras, e outras espécies de árvores e tem uma vida nocturna bastante animada, excelentes restaurantes com variedade de mariscos e peixe.


O litoral esta numa posição geográfica privilegiada: protegida dos ventos que veem do norte, beneficia de temperaturas médias altas típicas no sul de Espanha e que se fazem sentir aproximadamente durante 300 dias no ano. Bom para quem Ama o Calor! Málaga tem muitas praias, e é uma das zonas mais desenvolvidas da Andaluzia, graças ao seu enorme atractivo turístico e demográfico.

Vou falar um pouco da sua HISTÓRIA:

Os Mouros ocuparam Málaga até metade do Séc. XV, depois disso converteram a cidade num dos centros mais importantes da Península Ibérica. Este passado tão importante deixou as suas marcas no centro histórico de Málaga, principalmente nos arredores de Alcazaba, uma fortaleza que foi construída em 1065 e que é agora um museu arqueológico.


Castelo Gibralfaro
O valioso património cultural, festivo, botânico, gastronómico e, sobretudo, humano de Málaga reside numa cidade com mais de 3000 anos de História. O seu centro histórico assim o demonstra, pois, por várias zonas, poderá apreciar o registo artístico, que viaja no tempo desde os Fenícios até à actualidade. Como por exemplo o Teatro Romano que tem nele, uma junção, a Alcazaba Nazarí e, mais acima, o Castelo Gibralfaro, de origem muçulmana. A Catedral de Málaga essa já é composta por estilos diferentes a nível de arquitectura.


Catedral de Málaga
A capital malaguenha tem muitos palácios, muitas igrejas, monumentos, que vão do barroco ao gótico, do renascentista ao modernista. Vou dizer deste modo brincalhão que Málaga é uma cidade "comprometida" com a arte. Em Málaga tem opções para todos os gostos, desde a arte sacra às tendências mais vanguardistas, arte popular, museus interactivos ou exposições ao ar livre.

Graças ao seu clima privilegiado, Málaga é um paraíso botânico para muitas espécies que chegaram de vários locais do Planeta. Muitos dos jardins são únicos na Europa. Assim como o Parque
de Málaga, que está totalmente remodelado, e o Jardim Histórico La Concepción.




Outro grande ponto de interesse de Málaga é  a oferta de entretenimento e compras, uma vez que ali se concentram alguns dos centros comerciais e de lazer mais importantes. Depois temos a parte da gastronomia que também é outro dos pontos fortes. As sugestões culinárias passam por percorrer a rota das tapas no Centro Histórico, comer as tradicionais espetadas de sardinhas ou o peixe frito nos chiringuitos junto à praia.

Espetadas de Sardinhas

Prato de Mariscos

Picasso

Os primeiros anos de vida de Pablo Picasso estão fortemente ligados a Málaga, cidade onde nasceu em 1881. A infância deste Pintor foi marcada pelo ambiente artístico do pai, pela luz do Mediterrâneo, e pelas famosas pombas da Plaza de la Merced e pelos toiros em La Malagueta...

Se entrar, por exemplo, na Fundación-Museo Casa Natal de Picasso é como entrar na infância do artista.
Fundacion Picasso
O seu talento nota-se em cada recanto desse edifício, que foi declarado como Monumento Histórico-Artístico de Interesse Nacional. No primeiro andar, tem a possibilidade de entrar no "lar" da família Picasso. Noutras salas poderá ver algumas das obras mais importantes dele, que vão desde cerâmicas, obras gráficas, gravações, ou livros ilustrados... Para além disso a fundação organiza várias exposições e actividades culturais durante o ano.

Plaza de la Merced
A Plaza de la Merced é o local dos primeiros jogos de Picasso. Neste preciso lugar é onde, na sua infância, corria atrás das pombas – (faz-me lembrar a minha infância também de quando eu ia para o Rossio/Lisboa e corria atrás das  pombinhas!) e por isso mesmo a sua famosa pomba da paz é um símbolo completo da sua obra.


Estátua de Picasso na Plaza de la Merced

É uma Cidade moderna

Málaga orgulha-se de ser uma cidade moderna, cujo coração comercial fica na rua Larios, que é, muito extensa. Aquela via é de facto o ponto de partida ideal para começar a conhecer a cidade, porque é rodeada de pequenas ruas e praças cheias de encanto no centro histórico de Málaga. Além disso, está apenas a 100 metros da magnífica catedral de Málaga.


Praias: sol durante o ano inteiro

A Costa del Sol tem cerca de 300 quilómetros do litoral mediterrâneo correspondente à província de Málaga. Assim, em Málaga você pode  encontrar muitas praias, de vários tipos, desde as de areia fina até as mais rochosas, urbanas a semi-urbanas e até praias selvagens. As principais praias malaguenhas são San Julian, San Andrés, La Misericórdia, La Araña, Baños del Carmen, La Caleta, La Malagueta, Peñón del Cuervo, El Palo, Las Acacias, El Candado, a Praia de Morche, Torre de Lagos e Cerro y Mar. Por outro lado, quero salientar que, nas localidades próximas, como Torre del Mar, Marbella, Estepona, Nerja ou Fuengirola, encontram-se praias de primeira categoria.


PABLO PICASSO


Espero que tenha gostado do post!
Aceito comentários ;) ;)
Beijinhos e boas viagens




2 comentários:

  1. Verdade! Uma cidade bastante bonita e completa de belas paisagens, cultura, historia e tradições!
    Beijinhos

    ResponderEliminar