TRANSLATE

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PORTO-Caves do Vinho do Porto


Caves do Vinho do Porto



Com o Nome de “Vinho do Porto” este vinho é bastante famoso pelo MUNDO!!! E o seu nome? terá assim tanto a ver com Porto?? bom, este vinho  poderá dizer-se que é de muitos lados, ou seja, não é só do Porto! Tem como Nome. o nome da cidade invicta, sendo o mesmo cultivado/confecionado na zona do Douro, é assim depois envelhecido e engarrafado nas caves que ficam em Vila Nova de Gaia.

Ao irmos passear pela Cidade do Porto, as Caves são de facto um dos locais mais desejados a conhecer, as Caves do Vinho do Porto ficam situadas na Zona do Cais de Gaia, a chamada zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia. quando se passa esta Zona sente-se perfeitamente o aroma das Pipas do Vinho invadindo o "ar".

Fiquei a saber, que, este vinho do Porto para assim ele ser considerado, é imprescindível que as vinhas tenham crescido na Região Demarcada do Douro e que o seu respetivo vinho tenha envelhecido numa das 15 caves que existem em Gaia.

Fiquei a saber também, que desde há muitos anos e anos, esta produção do vinho do Porto esta ligada na sua maior parte a famílias inglesas, dai existirem tantas caves com nomes ingleses  (Taylor’s, Offley, Croft... e por ai fora!)


Se for visitar esta linda Cidade do Norte de Portugal, dou a dica, Porto, não deixe de visitar pelo menos uma destas caves! que por norma estão abertas para visitas durante todo o ano, e no decorrer da visita normalmente é-nos dado a provar um tawny e um branco (lágrima), se bem que existem caves e/ou tours específicos onde podemos provar 3 vinhos. Ou até mais! Por isso se vai visitar mais que uma  Cave seguida Cuidado!! Sai de la bem "quentinho"...


Algumas das 15 Caves do vinho do Porto

Sandeman




    Conhece o símbolo da Sandeman?


      É Aquela figura um tanto o quanto misteriosa com um género de Chapéu espanhol e capa bem comprida, ao estilo das Capas Estudantis!

      As caves da Sandeman encontram-se muito bem localizadas, pois as mesmas ficam mesmo em frente à Ribeira do Porto num edifício de granito de 1797. Antes de se entrar, tem um pequeno museu onde se pode assim conhecer um pouco mais da história do Don e de George Sandeman, que se trata de um  jovem escocês que decidiu comercializar vinhos do Porto e de Jerez e acabou por criar esta marca tão conhecida.

      Morada: Largo Miguel Bombarda, 3

      Offley




      As caves da Offley foram criadas em 1737 pelo William Offley, mas foi sob a direção de Joseph James Forrester, figura importante na historia do vinho do Porto, que as caves ganharam o prestígio internacional que têm hoje em dia. O Barão Forrester, assim nomeado pelo Rei de Portugal, era conhecido pelos seus mapas detalhados da região do Douro.

      Morada: Rua do Choupelo, 54

      Caves Ferreira





      A Ferreirinha, é uma das marcas mais míticas, que foi criada em 1751 por uma família de viticultores do Douro. Foi, depois, propriedade de Antónia Adelaide Ferreira – conhecida como A Ferreirinha- que durante o século XIX ajudou a erguer o nome do Douro, superando numerosas adversidades.


      Morada: Av. Ramos Pinto, 70

      Croft’s




      Esta é uma das Caves mais antigas, de 1588 e a origem das suas uvas, a Quinta da Roêda, é uma das melhores quintas do Douro! As visitas à cave dão direito a prova de 2 vinhos. É também possível programar provas cegas de vinhos, workshops sobre vinho do Porto.

      Morada: Rua Barão de Forrester, 412

      Taylor’s



      Criada em 1692, esta cave oferece diferentes serviços para os visitantes, que vão desde as visitas e provas de vinho comentadas até à prova especial de SCION, passando pelas provas de vinhos com tábuas de queijos ou chocolates, vinho do Porto Kosher, provas de azeite e muitas outras atividades!

      Um dos grandes atrativos desta cave esta no exterior : tem um terraço com uma vista panorâmica para o Porto espetacularrr!!!

      Morada: Rua do Choupelo, 250

      Cálem



      A Porto Cálem produz vinhos do Porto de qualidade superior desde 1859. Quando visitarmos a sua cave, para além da história da casa vamos poder conhecer também a história da Região Demarcada do Douro e da produção do vinho do Porto.




      Morada: Avenida Diogo Leite, 344, Vila Nova de Gaia

      W & J. Graham’s




      Esta empresa existe desde 1890 e tem a sua cave aberta ao público há mais de 20 anos. Estando la  dentro podemos ver cerca de 3500 pipas de vinho do Porto, e uma enorme e fantástica garrafeira de vinho do Porto Vintage. As caves essas estão localizadas numa zona privilegiada, com vistas fantásticas para a cidade do Porto.

      Morada: Rua Rei Ramiro, 514

      Se não Conhece o Porto e ficou com Vontade de Conhecer, ficam aqui alguns Sites que o poderão ajudar como por exemplo Aluguer de Carro, ou hotel!



      Estes são links de afiliados. Ao fazerem as vossas reservas através deles não pagam nenhuma taxa extra e ajudam-me a manter o blog!

      Sem comentários:

      Enviar um comentário