TRANSLATE

sábado, 17 de dezembro de 2016

NATAL e FIM DE ANO em PORTUGAL!!!

Para Mim, apesar de já ter passado esta Época Natalícia e festiva, fora do meu País, na Verdade para mim PORTUGAL é sem dúvida um dos países mais bonitos para se passar o Natal e o Fim de Ano!!!


Sim, meu lindo país, Portugal, e isto por vários motivos, pelo seu clima ( que mesmo estando frio, são temperaturas bastante Suportáveis, salvo algumas regiões), pela gastronomia única, pelas suas tradições, pela alegria, pelas belezas naturais, desde Portugal Continental ás suas lindas Ilhas !

Em Portugal,  a noite de Natal é celebrada com uma Ceia "farta" (ou seja, consoada) com um bom bacalhau, conjugado com as outras iguarias portuguesas como os acompanhamentos, batatas, couves, ovo e até grão, os bons vinhos, e sobremesas conventuais incomparáveis, bolo rei, aletria, filhoses, sonhos, rabanadas, pão de ló, etc.
As carnes como peru, cabrito, podem ser degustadas no dia de Natal, assim como o Polvo, tudo isto sempre acompanhado de bons vinhos e sobremesas típicas mas sem nunca faltar o Bolo Rei ou o Bolo Rainha (meu preferido).
As tradições não param por aqui, a noite do dia 24 de dezembro, muitos dos Portugueses,  dirigem-se  às igrejas para celebração da santa missa em família, a Missa do Galo. Em algumas cidades depois  da celebração da santa missa, faz-se uma grande fogueira junto a igreja que serve para aquecer as pessoas que alí se reunem para se cumprimentarem por essa noite tao feliz. E em  algumas Aldeias há grupos de crianças que percorrem as casas dos habitantes, para cantarem algumas das músicas de Natal.

Em algumas localidades, mais perto de Espanha a troca de prendas só é realizada no Dia de Reis, mas em quase todos os lugares, a prenda de natal é mesmo trocada na noite de Natal. O presépio esse está presente em quase todos os lares, e as casas são enfeitadas com ramos de azevinho, Luzes nos jardins e varandas e o pai natal também é uma figura muito querida, e enfeita muitas janelas e varandas.

A passagem de ano em Portugal celebra-se normalmente com fogo de artifício, e a mais tradicional sessão de Fogo Artificio realiza-se na Ilha da Madeira, onde o fogo pode ser avistado a quilómetros de distância, desde o mar, uma sessão de fogo muito Linda!

MADEIRA-PORTUGAL

Em Portugal também há superstições, dizem que as 12 badaladas da meia-noite devemos comer 12 uvas passas, e  para cada uma delas fazer um pedido (pedir um desejo), vestir uma peça de roupa Azul. Também há o famoso bater das panelas, onde os moradores saem as ruas e batem tampas de panelas com o objetivo de atrair boa sorte e espantar as más energias.

Lisboa-Ponte 25 de Abril

Aproveito desde já desejar a todos:

UM FELIZ NATAL!
BOAS FESTAS!
UM ANO NOVO MUITO FELIZ E CHEIO DE BOAS VIAGENS ;) ;) ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário