quinta-feira, 17 de novembro de 2016

SONHAR ACORDADA EM BRUGES! - BÉLGICA

BRUGES,
UMA CIDADE SAIDA DE UM CONTO DE FADAS



E venho eu falar de outra cidade magnífica da Bélgica! Bruges! Quem conhece?
Linda esta cidade, que nela até parece que os relógios pararam no tempo. A sua beleza mantém-se intacta como se estivéssemos a passear pela Bélgica de pelo menos há 2 séculos atras. Com uma lindíssima praça central que está iluminada com grandes candeeiros, onde há carroças por todo lado, com as ruas estreitinha de calçada de pedra e canais que embelezam ainda mais esta cidade tão medieval, tão romântica por natureza. Como digo, é linda como num conto de fadas. Tanto é que o seu centro histórico foi merecidamente distinguido  como Património da Humanidade pela Unesco, em 2000 e logo depois, em 2002 ganhou o título de Capital Europeia da Cultura. Fantástico! Bem merecido!


Os canais de Bruges são perfeitos para um passeio de barco, são indescritíveis!



Sabendo um pouco da história, fiquei a saber que Bruges chegou a ser uma das principais economias da Europa, entre os séculos XII e XV. Esta cidade era sempre "ocupada" por comerciantes que vinham dos quatro cantos do mundo. Ate que o rio, que ligava a cidade ao mar, foi fechado e os navios ficaram sem acesso, após isso a cidade viveu um período "adormecido". E só acordou depois de 400 anos, já prontíssima  para voltar a brilhar mais do que nunca e receber imensos Turistas acreditem, agora são tantos turistas que por vezes chega a ser assustador... Mas não deixa de ser Especial como é!




Vou falar um pouco mais desta linda CIDADE:


A praça central - Markt - é mesmo o "coração" de Bruges que ainda preserva boa parte de seu estilo de origem. Soube que antigamente, o local era chamado de forum. E, lá se viveram muitos "episódios" da história do povo belga, desde as grandes festas populares ás batalhas... De cada lado da praça encontramos vários prédios de estilos diferentes que são resultado de construções feitas ao longo de vários séculos. De um lado temos o Palácio Provincial e o antigo correio ocupam edifícios estilo neogótico.



O prédio central é o Palácio Provincial e do lado direito ficam os correios.



Do outro lado, encontramos uma sequência de casas bastante coloridas que até parecem casinhas de brincar, adoroooo!!!. Ali encontram-se vários restaurantes e cafés.




A estátua de Jan Breidel e Piet de Konink foi feita em 1887, em bronze e pedra para enaltecer os heróis da revolução de 1302 numa batalha contra o rei da França na qual os belgas triunfaram.


Também é nesta praça central que fica o Campanário de Bruges, principal símbolo da cidade. E se quiser subir, só tem apenas ter a coragem de subir uma pequena escadaria com nada mais nada menos que 366 degraus, isto para chegar la mesmo ao topo! E assim ter uma vista privilegiada da cidade e ver bem de perto o carrilhão e os seus 47 sinos.



O Campanário de Bruges foi feito em etapas. Inicialmente, no século XIV foram construídos o campanário e o corpo do prédio, como um complexo formado por duas partes. Alguns anos depois, um terceiro pavimento, de 80 metros, foi feito em pedras para ser usado como observatório para evitar que algum incêndio destruísse a cidade, coisa comum naquela época.


Anda-se cerca de uns 200 metros e chega-se  a Burg que é outra praça com um estilo de arquitetura  fantástico. O prédio maior é o da Câmera  - Stadhuis - e foi feito no auge de Bruges.






Ainda nesta linda praça Burg, o santuário Heilig Bloedbasiliek fica num "espaço" discreto e pequenino que se for distraído, pode não se aperceber do mesmo. O acesso quase não se "nota" mas o interior desta Basílica do Sangue Sagrado tem algo muito precioso: um frasco com o sangue de Cristo.



Nas fotos acima, a entrada da Basílica do Sangue Sagrado e seu interior.


Entre as Duas praças existe a rua Breidelstraat. Esta rua está cheia de lojas que vendem chocolates, souveniers e as famosas rendas da cidade.

Trufas

E entre as marcas de chocolate belga mais conhecidas estão a Godiva, a Neuhaus e o Leonidas.

Espero que tenha Gostado, linda esta cidade. ENCANTADORA!!!
Caminhe pela cidade sem rumo. Perca-se pelas ruelas medievais e seus canais.









3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola OLivia Muniz, é mesmo lindíssima Bruges! Vai adorar quando lá for um dia!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu já visitei e AMEI. É uma das cidades mais lindas que já visitei. Adorei mesmo. E tens razão , parece mesmo que estamos a visitar uma cidade congelada há 2 séculos. É LIN-DO :)

    Claudia - Mulher XL - www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar