quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Que belas comidas..Gastronomia de Ponte da Barca

Ponte da Barca e sua gastronomia






E falando agora da gastronomia de Ponte da Barca, pois é dos concelhos mais ricos no que diz respeito a esta parte!  Na gastronomia de Ponte da Barca encontra-se o mais tradicional sabor, sabor este que resulta da utilização dos vários e ricos produtos da região que resulta na confecção das mais variadas especialidades.

Desde sempre que as gentes desta terra souberam valorizar tudo que a Terra e o Rio Lima lhe davam, e eu acredito que seja por isso que a gastronomia de Ponte da Barca seja tão rica, variada e tradicional devido as tradiçoes (como é o caso da “matança do porco”).
De entre todas as especialidades, eu destaco: o Cozido à Portuguesa, o Sarrabulho, as Papas de Sarrabulho, o Cabrito da Serra Amarela e a Posta Barrosã, nas carnes; a Lampreia, o Sável e a Truta, nos peixes. Relativamente à doçaria, pelas minhas pesquisas, soube que esta sofreu a influência do célebre mosteiro de Vila Nova de Muía, por onde passaram os Cónegos Regrantes de St. Agostinho e onde esteve recolhido D. Afonso Henriques, durante duas semanas, para preparar o Recontro de Valdevez.
Arroz de Lampreia

Posta Barrosa


Os doces São à base de pão de ló e ovos, como é o caso do bolo branco. Temos ainda o leite creme (queimado) e as Rabanadas de Mel, que eu adorooo! e que podem ser encontrados na ementa de diversos restaurantes.


Rabanadas de Mel

Leite Creme Queimado


Quando forem a Ponte da barca, aproveitem para saborear estas iguarias e tao tradicionais ;)...





Sem comentários:

Enviar um comentário