6. Torta de Azeitão
Azeitão é uma vila, do outro lado do Rio Tejo de quem vem de Lisboa, para quem vai para Setubal, é conhecida principalmente pelas suas quintas cheias de Vinhas, vários produtores de vinho. Se este cantinho da península de Setúbal estiver no seu destino de viagem, não pode deixar de fazer uma paragem para experimentar a Torta de Azeitão.
E, como todo bom doce português, os ovos são também a estrela desta receita. Mas ainda tem a canela, que dá um toque especial.
Na Vila Nogueira de Azeitão há algumas pastelarias e confeitarias especializadas neste doce.Aproveite para provar também os "Ssss de Azeitão” – umas bolachas durinhas boas para molhar no chá ou no café.
7. Tarte de Amêndoa
Aqui está um exemplo de tarte...
As pastelarias portuguesas costumam fazê-la em diversos sabores, como de chocolate, de maçã, de morango, de nata de limão… Mas, a que se destaca entre elas, na minha opinião, é a tarte de amêndoas, a minha preferida!
8. Salame de Chocolate
Este é um doce tradicional de duas cozinhas que eu adoro e valorizo: a cozinha portuguesa e a italiana. Não é difícil encontrar o salame de chocolate por todo o país. E, olhe, ele tem os seus méritos. Eu Adorooooo!!
Afinal, são poucos os doces de portugal feitos com chocolate (perto da infinidade que leva o ovos e amêndoas como principais ingredientes!..
Segredo? Não, nao tem. É chocolate, bolacha do tipo Maria, manteiga, açúcar e, claro, gemas. O resultado, eu garanto, vai fazer o seu café da tarde mais feliz!
9. Travesseiro de Sintra
Esse é um clássico que não pode ficar de fora do seu roteiro gastronómico de Portugal. Se acha que visitar a romântica Vila de Sintra é só conhecer o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional ou Castelo dos Mouros engana-se! ;)
Não comer o divinal Travesseiro de Sintra é uma pena! Acreditem! Este doce é composto por uma massa folhada coberta com açúcar e recheada com creme de ovos e amêndoas. Tome nota: para esta experiência, inclua no seu roteiro a Piriquita, uma pastelaria com mais de 150 anos que fica no centro histórico.
10. Queijada de Sintra
Antes de deixar a vila de Sintra, atenção! O magnífico Travesseiro não é a única estrela da doçaria local. É também a Piriquita.
Conta a lenda que o Rei D. Carlos sugeriu que Amaro e Constância Gomes, casal fundador da Piriquita, fabricassem a queijada. Parece que D. Carlos estava certo. Mais de 150 depois, esse doce adoça a boca de turistas e nós os portugueses
Sem comentários:
Publicar um comentário
Muito obrigada pelo comentário! Seja Sempre bem vindo/a ao meu Blog
Beijinhos e boas Viagens
Aproveite as vantagens e descontos ao comprar a sua viagem ou reserva de Hotel/ Carro através do meu Blog.