segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CÓRDOBA-Porta de Almodovar

PORTA DE ALMODOVAR




Esta muralha de  Córdoba está super bem preservada, fazendo-o viajar no tempo com todos os seus jardins ao seu redor. Dela, sobraram três portas que levavam pra dentro da cidade, e a mais famosa é a Porta de Almodovar, do século XIV. Nela tem uma estátua do Seneca, o famoso filósofo romano que nasceu em Córdoba quando o mundo todo era «Roma». 


Bairro Judiaria








Como o nome já deixa a dica, este é o bairro onde só viviam judeus entre os séculos X e XV. Parte do centro histórico, foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, é uma das regiões melhores de se andar pelas ruas, que apesar de serem estreitas, não existe a confusão típica das ruas das cidades... E nem se perde entre elas. Tem muitos cantos lindos que parecem uma obra de arte, uma Tela!
Cordoba foi conhecida como a Cidade das Três Culturas,  isto porque durante anos, judeus, cristãos e muçulmanos conviveram pacificamente, servindo como referência para o resto do mundo. É muito bom andarmos pela cidade e ver uma estátua de um judeu de um lado e na rua seguinte uma arquitetura muçulmana, e tudo da mesma época. Córdoba foi e continua a ser um exemplo de multiculturalidade e multietnia, um reflexo de toda a sua história de dois milenios, criada a partir de diversas civilizações, culturas, religiões e ideologias. Uma coisa bem incrível até hoje... 


Sem comentários:

Enviar um comentário