TRANSLATE

domingo, 23 de outubro de 2016

CÓRDOBA-Espanha


O que ver em Córdoba?




Que cidade mais charmosa!

Cordoba. Uma cidadezinha no coração de Andalucia que sobrevive de um enorme acervo cultural com sua arquitetura impressionante e culinária extraordinária!
Córdoba já foi considerada a cidade maior e mais bonita do mundo. Havia mais de 800 mil mesquitas. A cidade tinha um sistema de iluminação pelas ruas, que foi conseguido cerca de 700 anos antes de ter sido instalado em Londres ou Paris. Actualmente existem inúmeras ruínas e monumentos que atestam a glória do passado.

Como chegar

A forma mais fácil de chegar a Córdoba para nós portugueses é de carro. Córdoba fica a cerca de 500km de Lisboa. Siga para Évora, Badajoz, Merida e depois, em direcção a Sevilha, cortando antes para Córdoba. É uma boa opção para um fim de semana prolongado, em que pode aproveitar também para visitar Mérida e Sevilha.





Um Pouco da SUA HISTORIA!

Quando no século VIII os árabes entraram na Andaluzia, iniciaram em Córdoba a construção duma cidade que rivalizasse com as grandes metrópoles do mundo árabe: Bagdad, Constantinopolis e cairo.
Iniciaram assim a construção de varias mesquitas e palácios. Entre estas mesquitas encontrava-se aquela que se viria a tornar numa referência em todo o mundo Islâmico da época. Inspirada na de Damasco, a mesquita sofreu varias ampliações até se tornar a enorme floresta de colunas e arcos vermelhos e bejes que os cristãos encontraram em 1236 aquando da reconquista cristã do califado da Andaluzia, que até aí tinha dominado quase toda a Península Ib

érica.
Uma parte desta obra prima, foi então destruída para dar lugar a uma catedral católica. Ouvi uma vez que um papa ou um bispo que veio depois das obras a Córdoba disse algo do género: “destruíste uma obra única no mundo para fazer aqui uma catedral como tantas outras”. Em parte teve razão, mas a mesquita-catedral de Córdoba é assim um edifico incomparável a qualquer outro no mundo, um exemplo da tolerância religiosa e da fusão de duas culturas diferentes.
Para além da Mesquita-Catedral, é também classificado pela UNESCO o centro histórico da cidade, incluindo a Sinagoga, o bairro da Judiaria, o Alcazar e a Ponte Romana.






Sem comentários:

Enviar um comentário