TRANSLATE

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A cozinha tradicional portuguesa está entre as mais ricas e deliciosas do mundo.






Pastéis de bacalhau

Conheço um famoso ditado popular português que afirma que há mais receitas de bacalhau do que dias num ano... E eu NÃO DUVIDO! o bacalhau pode, por exemplo, ser desfiado juntamente com a batata formando uma espécie de bolinhos. Dourados e com uma camada exterior crocante e um interior suave, estes podem ser servidos como entrada ou prato principal acompanhados com arroz de Feijão!!!

Bacalhau à brás



O MEU PRATO PREFERIDO!!! :)
O uso de bacalhau na nossa culinária, dão origem a pratos de bacalhau que os torna  extremamente criativos. Por exemplo, se salteares bacalhau desfiado com cebola e batata palha e lhes adicionares azeitonas e salsa, o resultado chama-se bacalhau à Brás. Por ser tão saboroso e fácil de cozinhar, eu Adoro!!!

Francesinha

Uma sandes mais guarnecida, assim se reinventa a simples sandes de queijo e fiambre: triplicar a quantidade de queijo, adicionar várias camadas de enchidos, cobrir tudo com molho. Esta receita típica da cidade do Porto é uma versão do Croque Monsieur francês, o que parece justificar o seu nome fantástico sabor.

Cozido à portuguesa



Um cozido tradicional para amantes de carne, este prato inclui frango, carne de vaca, porco e vários enchidos de porco. Este festival de carne tem também alguns vegetais, como cenouras , couve e feijão.





Caldeirada de peixe

O uso de peixe e marisco na gastronomia portuguesa é no mínimo abundante, pois temos muitos quilómetros de costa o que é favorável! Põe-se tudo num tacho o peixe, batatas, cebola, pimentos, tomate, alho, azeite...e o resultado é uma caldeirada, um cozido de peixe com vários tipos de peixe e marisco, coberto de ervas aromáticas. O jantar ideal após um longo dia de praia.

Amêijoas à Bulhão Pato

Uma delicia e com uma cerveja bem fresca... Uma maravilha!Neste prato de ameijoas não é só o que está dentro das conchas que conta, mas também mergulhar pedaços de pão no molho divinal em que são preparadas, feito à base de azeite, coentros, alho vinho branco. Perfeito para petiscar, para uma tarde bem passada com amigos.

Sardinhas assadas



Uma fantástica combinação de peixe fresco e sabor fumado da grelha, estas sardinhas assadas  são mais um prato típico de Lisboa. Podem ser encontradas tanto em restaurantes como em bancas nas ruas durante as festas de Santo António que se realizam em Junho. Quer sejam servidas em cima de uma fatia de broa de milho, com uma salada de pimentos assados ou legumes cozidos, não esquecendo de cobrir com uma boa quantidade de azeite.



Arroz de Pato


(Sou suspeita, mas o da minha Mãe é o melhor!!!...)

Arroz este nada mais, nada menos que um  tipo de "risotto" de pato com uma cobertura estaladiça, coberto de fatias de chouriço. Antes de ir ao forno, o pato é cozido até estar tão tenro quanto possível, para ser suave quando chega à boca. ;) acompanhar Com um copo de vinho tinto, é garantidamente uma experiência do outro mundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário